Consagração de obreiros

IG. EV. NOVA VIDA ADONAI MIN. ITAIPU

09/04/11    
PR. JESSUI GOMES

ANO DA FRUTIFICAÇÃO

CONSAGRAÇÃO DE OBREIROS

 

TEXTO: SL. 89:20-22 “Achei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi. 21 A minha mão será sempre com ele, e o meu braço o fortalecerá. 22 O inimigo não o surpreenderá, nem o filho da perversidade o afligirá.”

AT:13:22 “E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” I Sm. 13:14.

PALAVRA AOS EVANGELISTAS:

São pessoas capacitadas e comissionadas por Deus para anunciar o evangelho, as boas novas da salvação aos perdidos. Temos vários exemplos na bíblia, mas citaremos Filipe At.21:8 ele nos mostra claramente a obra deste ministério.

  1. Pregou o evangelho de Cristo.
  2. Muitos foram salvos e batizados nas águas.
  3. Sinais, milagres, curas e libertação de espíritos malignos acompanhavam as suas pregações.
  4. Os novos convertidos recebiam a plenitude do Espírito Santo.

Nos dias atuais, precisamos entender que é essencial para Deus e para a Igreja local, a existência de EVANGELISTAS. A igreja que deixar de apoiar e promover o ministério de evangelista cessará de ganhar convertidos segundo o desejo de Deus. Tornar-se-á uma igreja sem equilíbrio, sem crescimento e indiferente a obra missionária. Como igreja precisamos reconhecer o dom espiritual de evangelista, que tem amor intenso pelos perdidos, ministrando com ousadia a proclamação da mensagem da salvação, com poder e autoridade.

PALAVRA AOS DIÁCONOS:

Significa (servo); várias são as funções que podem atuar na igreja, na igreja do NT deviam ajudar os pastores, cuidando dos assuntos simples e matérias da igreja de uma maneira, que os pastores pudessem dedicar-se à oração ao ministério da Palavra. Mas observem bem, as qualificações espirituais dos Diáconos são essencialmente as mesmas dos pastores. Voltemos a atenção ao texto bíblico.

Sabemos que apenas um homem no passado desfruta do desígnio de ser chamado “varão conforme o próprio coração de Deus” se analisarmos as aparências externas de Davi, ele é mais lembrado como um grande pecador: ele cometeu adultério, matou, mentiu, traiu sua nação, cometeu vários erros em julgamento, era um mau administrador e, por fim, era incapaz de cuidar de sua casa.

Existem até pessoas no meio evangélico usando este passado para estarem atuando na igreja em pecado, mas em nome de Jesus Cristo, vá estudar a Bíblia, o cargo de Rei de Israel no AT, e o cargo de ministro espiritual da igreja de Jesus Cristo segundo o NT, são duas coisas inteiramente diferentes; segundo a revelação do NT e os padrões do ministério exigidos, Davi não teria as qualificações para cargo de pastor de uma igreja do NT, e saiba que ele teve conseqüências graves pelo feito. II Sm. 12:9-14. Saibam a liderança da igreja NT, sendo esta comprada com o sangue de Jesus Cristo, requer padrões espirituais muito mais altos.

Mas pastor, e a parte “varão conforme o próprio coração de Deus” fica aonde? Como explicá-lo, já que cada vez que você ler sobre Davi, ele estava sempre fazendo alguma errada.

PALAVRA FINAL.

  1. A cada erro, ele se arrependia,
  2. Aprendia com seus erros, e não cometia mais.
  3. Era humilde e pronto a aprender.
  4. Escutava os críticos e seus inimigos.
  5. Seguia os profetas de Deus.

Esse espírito pronto a aprender é a característica que fez com que Deus o classificasse como o melhor líder de Israel.

I TM. 4: 14 Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero.

15 Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos.

16 Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

 

AMÉM

 

 

 

Endereço